quinta-feira, 30 de junho de 2011

As nove maestrias - O que se deve esperar de um mestre do kung Fu?

    Algumas pessoas acreditam que trata-se da composição de uma lista das nove qualidades ("maestrias") que se deve esperar de um grande mestre de Kung Fu:

    São elas:
1 - ter paciência e perseverança;
2 - ser capaz de ensinar honestidade, bondade e correção através de seu exemplo;
3 - conhecer as obras clássicas (chinesas), tendo uma razoável compreensão destas;
4 - ler e escrever (em chinês) de forma clara e correta, com boa caligrafia;
5 - saber exprimir-se em versos, compondo poesia;
6 - saber tocar algum instrumento musical;
7 - ter conhecimento sobre ervas, massagem e acupuntura;
8 - saber cultivar e preparar seu próprio alimento;
9 - saber defender a si mesmo e aos outros.


    *Não tenho o conhecimento exato para dizer se é mesmo esperado isso de um grande mestre, porém tão logo eu tenha a informação farei a correção na postagem. Everaldo 30/06/2011

O mestre de Armas - Um pouco de sua história.


                                                                                 
    O famoso e respeitado Mestre Huo Yuan Jia(1867-1909) ou Fok Yuen Jia, em cantonês, criou em 1900, na cidade de Xangai, a Associação Atlética Jing Wu que se tornou famosa devido a sua filosofia de ensino, única na época, e a qualidade técnica de seus praticantes.
Tendo sido campeão e considerado o número um em artes marciais na china, Mestre Huo decidiu criar a sua associação com o objetivo de elevar o moral dos chineses, que vinham sofrendo com a invasão de diversas nações estrangeiras, naquele conturbado período histórico da China, e também promover o melhor das artes marciais chinesas em nível internacional. Com essa idéia, mestre Huo enfrentou diversos lutadores de nível internacional, vencendo todos os desafios que lhe foi imposto. Posteriormente ele convidou alguns dos mais famosos e bem conceituados mestres da época que devido a mestre Huo ser muito admirado e considerado como um verdadeiro herói nacional Chinês, concordaram prontamente em ensinar na escola aderindo ao propósito de mestre Huo e contribuindo com suas habilidades para cada vez mais solidificar o nome da escola.
    A seguir seu nomes com seus respectivos estilos:
Grão Mestre Chiu Lin Wo do estilo Tam Tui
Grão Mestre Swan Yu Fong do estilo Lo Han Shao Lin do norte
Grão Mestre Lo Kwong Yuk do estilo Tong Long
Grão Mestre Chen Tzi Jhan do estilo Garra de Águia
Grão Mestre Geng Xia Guang do estilo Xing Yi
Grão Mestre Wu Jian Quan fundador do estilo Wu de Tai Chi Chuan
    Com tal diversidade de estilos e nomes famosos da elite marcial chinesa, a Associação Atlética Jing Wu , cujo significado literal é “Essência das artes marciais”, acabou se tornando não só uma escola de kung fu para o fortalecimento do corpo, como também uma das principais responsáveis pela sua divulgação mundialmente. Portanto, podemos dizer que Jing Wu ainda é um dos ícones da tradição marcial chinesa.
Infelizmente, mestre Huo morreu envenenado poucos meses depois da fundação de Jing wu.
    Dentro de Jing Wu os instrutores mantinham vivo o ideal do fundador, Grão Mestre Huo, que era "praticar uma arte marcial de alta qualidade e divulgá-la para o mundo sem preconceito entre os estilos"
Sua história já foi retratada em diversos filmes, podendo-se citar “Fist of Fury” (A Fúria do Dragão) com Bruce Lee, “Fist Of Legend” (Lutar ou Morrer) e Fearless com Jet Li, que contam justamente a história da morte de Mestre Huo.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Flor da Honestidade

Bom dia a todos. Sejam bem vindos a minha humilde página. estarei postando aqui textos, fotos e artigos interessantes que advenham de filosofia, história, lendas ou mesmo da cultura nacional ou marcial chinesa. o Texto a seguir, infelizmente é de um autor que desconheço, porém, achei interessante e resolvi postar para você.                                                                                                                    Everaldo 16/06/2011

A Flor da honestidade

Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da regiao norte do país, estava as vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
 
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebraçao especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.
 
Uma velha senhora, serva do palácio ha muitos anos,ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
 
Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou- se ao saber que ela pretendia ir a celebraçao, e indagou incrédula:
 
- Minha filha, o que você fará lá? Estarao presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas nao torne o sofrimento uma loucura.
 
E a filha respondeu:
 
- Nao, querida mae, nao estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.
 
A noite, a jovem chegou ao palácio. La estavam, de fato, todas as mais belas mocas, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intençoes. Entao, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
 
- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
 
A proposta do príncipe nao fugiu as profundas tradiçoes daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc...
 
O tempo passou e a doce jovem, como nao tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensao de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.
 
Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicaçao a moça comunicou a sua mae que, independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada alem de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
 
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tao bela cena.
 
Finalmente chega o momento esperado o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atençao.
 
Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
 
As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reaçoes. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.
 
Entao, calmamente o príncipe esclareceu:
 
- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
 
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.

"Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca. Você será sempre um vencedor."
*(Fonte: Autor desconhecido)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A parábola do Lápis

As qualidades que te levarão a estar sempre de bem o mundo

O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante que as palavras, é o lápis que estou usando... Gostaria que você fosse como ele quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! Disse o menino.
- Tudo depende do modo como você olha as coisas! Respondeu a avó.
- Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira: Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que te segura e guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda: De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta: O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas a grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
E finalmente, a quinta qualidade do lápis:
Ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços
e procure ser consciente de cada ação.