segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

San-Fa Conceito aplicado do Clã na Sociedade Moderna - Família Kung Fu

Por Shifu Hudson Willian

Clã: Um clã constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum. Mesmo se os reais padrões de consangüinidade forem desconhecidos, não obstante os membros do clã reconhecem um membro fundador ou ancestral maior. Como o parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual é um símbolo da unidade do clã.
Egrégora: provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.
Tais conceitos acima descritos trazem a tona os sentimentos que representam nossa família, em chinês conhecida como San-Fa, e que na tradição das Artes Marciais Chinesas tem um profundo significado.
Quando o iniciante ingressa em nosso Mokwon, após alguns meses o mesmo é submetido a uma serie de conhecimentos e princípios que geram a egrégora de nossa família e então é convidado a ingressar à mesma através de uma cerimônia simbólica de admissão e a partir de então, passa a comungar dos valores que norteiam o Kung Fu.
Neste momento, o aspirante passa a de fato integrar a nossa família Kung Fu, onde efetivamente passamos a dividir as alegrias, as tristezas, as conquistas e a estreitar os laços de amizade, companheirismo, carinho, fidelidade, amor, compaixão, fraternidade etc. tornando se uma família no mais amplo sentido da palavra.
Na cultura chinesa, quando um discípulo passa a ser aceito em uma família Kung Fu, e tem neste momento um Shifu (Pai de uma família Kung Fu/Mestre) este o tem como figura principal dentro do clã, devendo amá-lo e respeitá-lo com uma figura paterna, que é um guia nesta nova jornada, devendo este respeito e consideração até o fim de sua vida.
Diante da dificuldade de ensino desta relação a Ocidentais, poucos Mestres aceitam alunos através da mais tradicional cerimônia de admissão, o Pai Si.
Neste momento, através da cerimônia de Pai Si, na cultura chinesa, acredita-se se que ambos os espíritos (discípulo e Mestre) estarão ligados eternamente e tais laços são tão fortes como os consangüíneos, e a responsabilidade de um pelo outro nascem e formam uma aliança eterna.
Importante localizar neste contexto a diferença entre aluno e discípulo. Não é raro em tempos modernos um Mestre ter dezenas de alunos, porem, discípulos, tão somente alguns que demonstraram valores especiais e foram dignos de serem aceitos em Pai Si.
Desta forma, existe uma grande diferença entre ser aluno e discípulo, sendo este segundo, um dos que terão a bênção de seu Mestre para dar prosseguimento ao legado marcial desta família Kung Fu, e muitas vezes com aprofundamento muito intenso no estilo praticado a ponto de se diferenciar de praticantes comuns.
Antigamente a relação de um clã Kung Fu era muito simples e muito intensa, pois os discípulos não raramente moravam junto ao Mestre, em casas muito grandes cujo conceito de construção e aposentos se diverge em muito do ocidente.
Em uma de minhas visitas a China, tive o prazer de conhecer este conceito de casa, onde a mesma tem vários quartos, salas, locais de treinamento, reunião, pátios etc.. Onde os discípulos desempenhavam suas funções cada qual em uma atividade em prol da família Kung Fu, coordenados pelo Shifu (Mestre) vivendo todos em perfeita comunhão.
Desta forma, ser aceito em um clã Kung Fu, muitas vezes representava deixar sua família consangüínea e adentrar nesta nova Família, ganhando até mesmo um novo nome e sobrenome, que seguiam da família de seu Shifu.
Na pratica, o novo integrante passa contar com o apoio dos membros de forma incondicional, solidariedade, companheirismo, fidelidade, carinho, dedicação, honestidade são virtudes cultivadas dentro e fora de nosso Mokwon, e esta irmandade vivenciada em nosso meio, se estende as demais relações, em busca do desenvolvimento social com um todo.
Assim, como no mundo moderno muitas coisas já não são passiveis de realização, mantém ainda os costumes relacionado aos laços que envolve uma família Kung Fu, sem os quais, podemos ter apenas uma Academia de Kung Fu e não uma família Kung Fu.
Atualmente, em nossa Família Kung Fu Applied Wing Chun, nosso líder mundial é o Grão mestre Duncan Leung, o qual é Mestre de Li Hon Ki Shifu, o qual tenho a honra de ser discípulo.
Embora em meio a muitas coisas que devo agradecer a Deus por ter me concedido, nesta ocasião dou especial atenção ao período efetivo de três anos em que pude manter um contato muito estreito com meu Mestre por ocasião das estadias que esteve em minha casa, em nossas longas conversar noturnas e matinais sobre diversos tópicos da vida, contribuindo imensamente com os resultados a que vim adquirir com seus conselhos.
Uma vez que o praticante tenha escolhido seu Shifu e este o aceitado como discípulo, estes dois universos devem gerar um só, para que a experiência de um Mestre possa ser devidamente aproveitada por um discípulo.
Em um clã Kung Fu, deve ser objeto de estudo e vivencia muito mais do que técnicas de combate, mas sim valores que nortearão a vida destes integrantes, como honra justiça, benevolência e tantos mais que somente o dia-a-dia poderá transmitir ao iniciado, haja vista palavras faltarem para mencionar esta experiência.
Desta forma, mesmo em uma sociedade moderna, onde muitos valores de caráter e personalidade são deixados para trás em busca de valores superficiais, ainda em um bom clã Kung Fu é possível encontrar o cultivo destas virtudes, como contribuição para um mundo melhor.
 
Applied Wing Chun
Confidence - Esteem - Defense

*texto retirado do site do Shifu Hudson Willian

Nenhum comentário:

Postar um comentário