segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Seminário com correção e novas técnicas de Wing Chun

Presenças do Shifu Hudson Willian e do Sikung Li Hon Ki





Esta é uma pequena porção da Familia Applied Wing Chun de Bauru, a qual me orgulho em fazer parte....


Na sexta feira, dia 21 de outubro, realizou-se em Bauru – SP o seminário anual de Wing Chun com o nosso Sikung o Grandioso Mestre Li Hon Ki, que nos honrou com sua presença e sabedoria durante todo o seminário, participando ativamente de todo o evento. Após o seminário de forma descontraída, nosso Sikung juntamente com nosso Shifu, o Mestre Hudson Willian, nos deu dois privilégios únicos: tirar fotos livremente tanto da família como individualmente com os dois; e um jantar em um restaurante de comida chinesa. Todos reunidos à mesa com nossos Mestres. Uma sensação única a cada pergunta respondida pelo Mestre Hudson ou pelo Grão Mestre Li Hon Ki. Falamos de filosofia, família, amizades, Wing Chun Kune, China e sobre o curso de “An-MoTui Na” que o Grandioso Mestre “Kay” ministraria no dia seguinte.
As coisas são bem diferentes quando treinamos com um Mestre. Veja bem, caro leitor, não me refiro desta forma para diminuir ou comparar as pessoas ou os títulos, mas apenas para mostrar o quão diferente tornou-se minha vida após o encontro com o Shifu Hudson Willian (Mestre da 9º Geração de Wing Chun Kune). Toda minha visão de amizade, família, filosofia e principalmente minha imagem mental sobre Kung Fu mudaram totalmente. Basta ler meu blog desde o início observando as datas e verá que após o início das aulas de Wing Chun minha atitude marcial assim como minha postura mental mudou bastante e vem mudando cada vez mais.
Antes, apesar de treinar a muito tempo, sentia que faltava algo. Perguntas que fazia aos professores muitas vezes ficavam vagas em suas respostas ou mesmo algumas técnicas acabavam por serem compreendidas de forma errada não pelo fato de os mesmos não conhecerem estas, mas por um fator único que meu Sikung sempre cita durante suas palestras, algo chamado “sentimento”.
Sikung Li Hon Ki sempre cita que cada pessoa tem uma forma diferente de pensar, um sentimento diferente quando se refere ao próprio Kung Fu. Ele mesmo se mostra humilde ao dizer com as próprias palavras: “Eu ensino de um jeito, o aluno aprende, mas expressa de outro jeito, com outro sentimento, dentro da linhagem, porém diferente, inovador ou não. Isso pode, porém não pode fugir a realidade do Sistema, ao código da família.”
Essa frase diz claramente que cada um tem um coração, um espírito diferente e que contanto que não fuja a linhagem o Kung Fu que cada um compreende provavelmente será verdadeiro. Isso me remete as pequenas dúvidas filosóficas que eu tinha quanto ao Hung Gar e outros estilos de Kung Fu:
“Por que eu não conseguia entender toda a dimensão do Hung Gar nem enxergar o potencial nos dias atuais que o Sistema mostrava em seus dias de Glória (por assim dizer quando trato do passado de 100, 200, 300 anos atrás)?”
“Por que meu Shifu Carlos me explicava, mas eu não conseguia entender plenamente os ensinamentos gerando uma separação amistosa, porém desnecessária que me renderam cinco (05) anos longe do caminho verdadeiro do Kung Fu?”
Simples: Sentimento! Cada um tem um sentimento quando aprende. Cada um tem seu próprio universo interior chamado discernimento, compreensão. Após alguns meses treinando também sob tutela do meu mestre, que prefere ser chamado apenas de Shifu comecei a expressar melhor esse sentimento marcial. Sentimento que remete a novas visões relacionadas a conceitos de “retidão, compreensão, expressão de sentimentos, família, amizade”. Conceito que me mostra parte do imenso universo filosófico e espiritual abrangido pela filosofia da vida Kung Fu. O real conceito de San-Fa.
Convém plenamente dizer que o Kung Fu não te obriga a mudar de religião, de Deus, de filosofia, ou seja, lá qual for o caminho que você escolheu para sua vida. O Kung Fu apenas  serve como uma antena que amplifica seus sentidos na direção do caminho correto, ajudando a melhorar o que você já tem de bom e a disciplinar as áreas que te causam algum dano, seja na sociedade, família ou mesmo dentro de sua religião. Espero plenamente dentro de minha crença na vida Kung Fu que tenha sido possível mostrar um pouco do que tenho sentido e descoberto nesse novo nicho filosófico que descobri dentro de minha arte marcial.
Deixo para vocês dois pensamentos. Um eu captei de meu Shifu: “Quando o discípulo estiver pronto, o Mestre aparecerá. Então não se apresse em ser o maior, apenas esforce-se para alcançar realmente o seu melhor.” O Segundo eu ouvi da boca do nosso Sikung Li Hon Ki: “Ninguém é melhor do que ninguém. Você precisa do seu parceiro de treino assim como ele precisa de você, assim como você precisa do seu irmão, esposa, pai e mãe até do seu Deus para evoluir cada vez mais.” Logo não queira ser melhor que os outros, pois no fim os outros acabarão sendo melhores que você.
Quem é Quem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário