quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Uma abordagem simplificada ao Sistema Wing Chun de Kung Fu


O Sistema Wing Chun é uma Arte marcial Chinesa que teve sua origem há aproximadamente 300 anos e é oriundo do templo Shao Lin do Sul.
Suas principais características são a simplicidade de movimentos, com utilização da força estrutural do corpo do praticante e a força do oponente contra o agressor, proporcionando, desta forma, eficácia e objetividade no combate real. Ataque e defesa simultâneos e golpes priorizando a linha reta entre o praticante e o oponente são pontos marcantes na atuação do lutador de Wing Chun.
Dotado de golpes explosivos com direcionamento a pontos vulneráveis do corpo do adversário, ganhou fama e popularidade por seus resultados efetivos em defesa pessoal real, pois não há proibição de alvos a serem atingidos e não obedece a regras como a maioria dos sistemas de combate. Nada melhor que a experimentação para expressar de forma mais efetiva sobre o sistema como um todo, em especial a pratica marcial, porém, no site do meu Shifu, há vídeos que podem levar o internauta a ter uma maior compreensão pela imagem, o que em textos acaba se tornando muito superficial.
No texto abaixo, meu Shifu aborda de forma resumida a historia que tradicionalmente é passada nas escolas de Wing Chun, porém, não é a forma que foi transmitida a minha pessoa por ele e a ele pelo seu Mestre, maneira a qual se reserva o direito de dividir apenas com a sua família Kung Fu da qual faço parte com muito orgulho.    

Árvore Genealógica do Wing Chun Kung Fu

Após a destruição do templo Shao Lin, Ng Mui transmitiu seus conhecimentos a uma jovem de nome "Yim Wing Chun", que certa vez, teve de se defrontar em um duelo, no qual, consagrou-se vitoriosa. Mais tarde, ao se casar, transmitiu ao marido Leung Bok To, suas técnicas de defesa. Este, passando a desenvolver o sistema, o denominou como “Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)”. 
Leung Bok To transmitiu seus conhecimentos a Leung Lan Kwai que por sua vez, transmitiu a Wong Wah Bo, que trabalhava na ópera chinesa, Nessa época as companhias de ópera e teatro costumavam viajar de uma cidade para a outra por meio de embarcações. Wong trabalhava no Junco Vermelho com Leung Yee Tai, que era bastoneiro na embarcação, empurrando o barco com um longo bastão onde o rio era mais estreito e raso.
Vindo a saber que seu amigo tinha habilidades especiais com o bastão, pois havia sido aluno do monge Jee Shin (sim, mitologicamente seria o mesmo Gee Sin que ensinou o Kune Hung a Hung Hey Kune), prestou-se a trocar seus conhecimentos de Wing Chun com ele, o que contribuiu para a entrada das técnicas de bastão longo no sistema, pois, até então, o mesmo só possuía como arma as espadas gêmeas (facas borboletas).
Leung Yee Tai transmitiu a arte de Wing Chun para Leung Jan, um famoso médico da província Foshan que gostava muito de assistir a ópera chinesa, motivo ao qual, passaram a se conhecer. 
Dado as atividades profissionais que exercia Leung Jan não dispunha de muito tempo para o ensino, transmitindo seus conhecimentos para poucos, entre os quais, seu filho Leung Bek, e Chan Wah Shun, um rapaz que trabalhava no cambio de troca de dinheiro, sendo este conhecido como "Wah o trocador". 
Chan Wah Shun, quando idoso, com mais de 70 anos, foi convidado para lecionar Wing Chun na propriedade da família Ip, uma das mais nobres da cidade de Foshan, onde ao jovem Ip Man transmitiu seus conhecimentos.
Depois de seu falecimento, o já adulto, Ip Man praticou com Leung Bek (filho mais novo do mestre Leung Jan), com quem aprimorou seus conhecimentos.
Ip Man começou a ensinar já em idade avançada. Teve muitos alunos, porém, poucos tiveram aulas particulares com ele, dentre os quais, Leung Siu Hung (Duncan), um jovem vindo da cidade de Macau para estudar no famoso colégio Inglês "Santo Estefano" e que por intermédio do amigo Lee Jun Fan (Bruce Lee) começou a treinar com Ip Man. Em 1959, Duncan viajou para Austrália para cursar faculdade de economia, e em 1970 chegou aos EUA com sua família, onde reside até hoje.
Ip Man teve diversos alunos, entre eles um dos mais famosos é o Grão-Mestre Duncan Leung, patriarca de uma das famílias mais numerosas de Wing Chun. Shifu Li Hon Ki conheceu Duncan nos EUA, por intermédio de seu irmão Robert, tornou-se seu aluno particular e representante para toda América do Sul.
Chegando ao Brasil, o Grandioso Mestre Li Hon Ki, transmitiu seus conhecimentos a uma classe seleta de alunos, dentre eles: Marcelo Florentino, Cláudio Rangel, Alberto França, Marcos de Abreu e Hudson Willian que, visando a divulgação do Applied Wing Chun no Brasil, juntamente ao Mestre Li Hon Ki, fundaram a associação AWCB com o propósito de unificar e padronizar o ensino Applied Wing Chun do Grão Mestre Duncan Leung em todo o território nacional. Hoje o Shifu Hudson Willian continua o ciclo ensinando o sistema assim como os outros mestres que aprenderam sob a tutela do Sikung Li Hon Ki com o padrão Applied Wing Chun Brazil.



...............discípulo.
* Textualização a partir do original publicado no site do Shifu Hudson Willian
* Acesse: www.hudsonwillian.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário